HFT – Robô de alta frequência

HFT é uma tecnologia que vem revolucionando o mercado financeiro, os programas são cada vez mais bem codificados, e através deles, os investidores/traders conseguem criar um algoritmo e com isso fazer operações de forma automática em um período muito curto.

Ou seja, essa tecnologia nada mais é do que um tipo de estratégia, que um operador possui para fazer negociações de mercado. Porém, ela ainda é recomendada e usada apenas por investidores de alto nível e que possuem muita grana, uma vez que essa tecnologia não é nenhum pouco barata.

hft

Mas afinal o que é HTF?

Da sigla em inglês “High Frequency Trading”, traduzida como “Negociação de Alta Frequência, nada mais é do que negociações de ativos, compra e venda, que é feita de forma automática, por “robôs” em um período de tempo bem curto. Normalmente essas operações levam menos de segundos, onde os investidores ou negociadores conseguem obter lucros com pequenas variações de preços.

Simplificando ainda mais, os HTFs são trades ou negociações realizadas com algumas características essenciais:

  • Em um tempo muito curto;
  • Alta velocidade
  • Com grande quantidade lotes.

Além disso, esse tipo de operação é feito através de computadores muito potentes, através de algoritmos extremamente especializados e que custam uma fortuna.

Como surgiu o HFT?

Essa tecnologia surgiu devido as modernizações de sistemas que foram criados na Bolsa de Valores. Tal tecnologia consegue otimizar o tempo, que antes era preciso para enviar as informações para os negociadores, que tinha que receber esses dados, manejar e enviar.

Com isso, também foi criado o robô de alta frequência, que sabia exatamente as estratégias que queria realizar e elaborava as operações em milésimos de segundos, fazendo todas as movimentações do mercado. Tal tecnologia vem ganhando espaço no mercado, iniciou-se com a informatização do pregão e tem aumentado muito com o passar dos anos.

Como funciona os Robôs de Alta Frequência?

De uma forma bem simplificada, os HTFs são operações feitas através de robôs. Esses robôs ou algoritmos complexos, fazem inúmeras operações de compra e venda em uma velocidade altíssima, em pouquíssimo tempo, dentro de um mesmo pregão. Normalmente os retornos dessas operações são baseados em estratégias e geram ganhos bem baixos, tipos centavos mesmo.

Além disso, tais operações são realizadas através de uma plataforma automatizada, que é gerida por grandes bancos de investimento, ou através de investidores institucionais. Usando o HFT é possível executar milhares de ordens em vários mercados ao mesmo tempo, em poucos segundos.

htf

Tipos de HFT

Como esses robôs de alta frequência são baseados em estratégias, eles podem ter vários níveis de agressividade, que pode variar de acordo com o instrumento ou com o ativo. Num geral, os investidores de alta frequência possuem as seguintes categorias:

  • Agressividade para a negociar;
  • Latência;
  • Estratégias.

Dentro dessas estratégias, elas podem ter vários tipos, como por exemplo:

  • Opções de segurança;
  • Nível de latência;
  • Estilo de negociação;
  • Regulamentação do mercado ou contexto do preço do ativo.

Os softwares que realizam essas operações, podem se basear na estratégia que for da escolha do investidor, usando uma análise técnica, fundamentalista ou através de métodos quantitativos, que também podem ser conhecidos como quants.

Sendo assim, é preciso conhecer sobre o mercado financeiro para trabalhar com HFT, o sistema não é recomendado para Traders iniciantes. Para praticar e aprender a trabalhar no mercado, existem vários outros tipos de investimentos que estão disponíveis no mercado.

Contudo, existem robôs menos complexos que podem ser utilizados para negociações automatizadas. A partir de uma estratégia criada pelo Trader, o robô executa as operações automaticamente.

Esse tipo de tecnologia tem o lado positivo, que é justamente onde a maioria de nós Traders pecamos. Robô não pensa, ele executa a estratégia independente do que estiver acontecendo no mercado.

Sendo assim, tiramos o psicológico do trade, e certamente uma estratégia vencedora vai ser lucrativa.

Por outro lado, sabemos que o mercado muda, e uma estratégia engessada pode funcionar por alguns dias ou meses, mas quando o mercado mudar o robô deixará de ser lucrativo.

Nesse sentido, devemos sempre estar atentos às mudanças do mercado para fazermos as devidas otimizações nesses robôs, caso contrário, podemos perder uma boa grana.

Forte Abraço!!!

Lembrando também que já está disponível aqui pra você o kit de Planilhas Day Trade 2021/2022 que é considerada a melhor ferramenta de controle e apuração de resultados sobre operações day trade!

Para ter acesso imediato ao Kit de Planilhas Clique Aqui!

Compartilhe isso:

Fábio Santos

Fábio Santos - Trader autônomo. Ingressou no mercado financeiro em 2017, realizando operações day trade e scalp no mini índice e mini dólar. Em 2018 se tornou Trader em tempo integral além de se dedicar ao seu Canal no YouTube onde trata de temas também relacionados ao day trade.

Website: https://meudaytrade.com

2 Comentários

  1. Ageu Silva

    Haveria a possibilidade de conversarmos via e-mail?? Sou trader e estou tentando ser trader de maneira integral porém ainda estou tendo uma certa dificuldade. Gostaria de conversar com quem já vive.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *