Price Action – Ação do Preço

Cada pessoa defende uma técnica diferente, uma metodologia diferente para operações no mercado financeiro, e tudo tem dois lados, ou seja, o lado positivo e o lado negativo.

Assim como tudo na vida, as escolhas feitas podem ter vantagens e desvantagens, com Price Action não é diferente.

Sendo assim, há aqueles que operam com Análise Técnica com Indicadores, outros utilizam o Tape Reading  e outros por Price Action, cada um defende o que conhece melhor.

price action

O que é Price Action

Price Action é uma técnica utilizada por muitos Traders no mercado financeiro. Consiste em operar observando única e exclusivamente a Ação do Preço.

Nesse sentido, utiliza gráfico limpo, ou seja, somente com os candles, sem nenhum indicador. Observa a formação do candles e seus padrões, figuras gráficas, linhas de tendência, topos e fundos etc.

Não existe uma técnica correta ou método que funcione para todas as ocasiões com 100% de certeza, caso contrário, não haveria negócio, já que todo mundo iria querer comprar, ao invés de vender, etc.

Sendo assim, para que você entenda melhor o que é o Price Action e como essa técnica funciona, separei uma lista com vantagens e desvantagens para ficar mais fácil.

Vantagens do Price Action?

  – Visão

Ao ter uma visão mais ampla dos movimentos no gráfico, você consegue ver claramente o que está em alta ou baixa.

Nesse sentido, o que é analisado é o contexto dos movimentos. Os Candles possuem informações sobre a força de compra e venda, e em conjunto formam padrões que são analisados e operados por vários os players do mercado.

Segundo os adeptos do Price Action , você não precisa de mais nada além dos gráficos para tomar as decisões sobre compra e venda de ativos de forma correta, ou seja, basta analisar a ação do preço.

 – Versatilidade do Price Action

Primeiramente, é uma das poucas técnicas que funciona em qualquer tipo de mercado, com qualquer gráfico e em ativos de qualquer mercado.

Os preços de cotação dos ativos se movimentam, e essas movimentações estão sujeitas às leis de oferta e procura. Portanto, qualquer ativo pode ser operado com a técnica de Price Action.

 – Não precisa de outras ferramentas (indicadores, book, times and trades)

Sabendo encontrar linhas de tendências, suportes, padrões de candles, resistências e a fazer projeções, você tem os pré-requisitos para fazer sua grana no mercado financeiro, ou seja, ser um vencedor no day trade.

Inclusive, algumas pessoas só trabalham com isso e tem muito sucesso.

– Fundos e topos (Price Action)

Enfim, sabemos que o mais indicado para o mercado de ativos é vender no topo e comprar no fundo. Essa técnica tem como vantagem identificar com mais clareza esses sinais.

Sendo assim, para saber o que está no fundo e o que está no topo, a resposta é o Price Action.

Desvantagens do Price Action?

 – Leva tempo para aprender

Embora o Price Action tenha como base conceitos simples, com operação e análises totalmente visuais, acaba levando um certo tempo para aprender.

Isso porque a primeira tendência que temos é decorar os padrões que existem, e não é bem por esse caminho.

Sendo assim, é comum que as pessoas percam muito tempo com isso, ao invés de ir para os conceitos corretos.

 – Precisa desenvolver habilidades novas

É preciso reconhecer padrões para operar com Price Action, e isso pode ser algo aprendido com habilidade visual.

Nesse sentido, saber enxergar figuras, resistências e suportes, acaba se tornando fácil depois de treino e estudo.

 – Gera insegurança

Cada um tem um contato diferente com o universo dos gráficos com indicadores. Como normalmente, essa é a primeira coisa com o que temos contato, isso acaba ficando na mente que é o primeiro item a aprender por ser essencial para operar.

Com o passar do tempo e a experiência, a insegurança vai diminuindo. Operar no mercado é uma atividade arriscada, há quem diga que os indicadores até atrapalham a visão dependendo da ocasião.

Conclusão

O Price Action tem vantagens muito mais positivas do que a desvantagem, por se tratar de uma técnica que é a base de tudo, é fundamental que para trabalhar e operar com sucesso no mercado, é preciso praticar.

Por fim, ressalto que existem 3 tipos de traders, os que não perdem dinheiro tentando, o que desistem rápido e os que mantém seus ganhos com consistência. Qual deles é você?

Aproveite e visite o meu Canal no YouTube, onde mostra diariamente minhas operações no mercado financeiro.

Lembrando também que já está disponível aqui pra você o kit de Planilhas Day Trade 2021/2022 que é considerada a melhor ferramenta de controle e apuração de resultados sobre operações day trade!

Para ter acesso imediato ao Kit de Planilhas Clique Aqui!

Fábio Santos

Compartilhe isso:

Fábio Santos

Fábio Santos - Trader autônomo. Ingressou no mercado financeiro em 2017, realizando operações day trade e scalp no mini índice e mini dólar. Em 2018 se tornou Trader em tempo integral além de se dedicar ao seu Canal no YouTube onde trata de temas também relacionados ao day trade.

Website: https://meudaytrade.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *